Interdependência

Podemos definir a interdependência como um conceito “frequentemente associado à necessidade de filiação, instinto gregário, desejabilidade social, atracão interpessoal, etc” (Del Prette e Del Prette, 2007: 217). Registando situações resultantes da observação em contexto escolar/educativo, temos as seguintes:

– Análise e aprovação de alterações aos documentos orientadores da escola (regulamento interno e projecto curricular), sendo que as alterações propostas têm implicações na vida da escola e dos professores que a integram, ao nível da organização e funcionamento quotidiano, por um período de três anos.

– Planificação e organização das actividades lectivas de áreas curriculares que funcionam em par pedagógico (EVT, EA, AP) ou em assessoria (matemática).

– Construção do projecto curricular de turma e respectivos reajustamentos ao longo do ano lectivo.

– Aplicação de critérios aprovados pelo Conselho Pedagógico na avaliação dos alunos.

Del Prette, A.; Del Prette, Z. (2007). Psicologia das relações interpessoais (6ª ed.). Petrópolis: Editora Vozes, pp.212-220.

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