Análise crítica das aprendizagens realizadas na Unidade Curricular

No âmbito da Unidade Curricular de Relações Interpessoais – Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos, foram abordadas temáticas muito relevantes, no âmbito:

– das Relações interpessoais – situações de aceitação, rejeição, reciprocidade, interdependência, afiliação;

– da importância da Comunicação;

– das Relações interpessoais em contexto escolar fundamentadas nos princípios do Interaccionismo Simbólico e da Escola de Palo Alto;

– do papel do professor tutor e das tutorias;

– do conflito e intervenção sobre o mesmo na escola;

– do bullying enquanto situação conflitual com grande incidência em contexto escolar;

– da mediação de pares.

Todas as aprendizagens foram realizadas com base em documentos de leitura recomendada/obrigatória que permitiram contextualizar as opiniões e referências pessoais sobre as temáticas em estudo.

Foram criados momentos de muita partilha e reflexão, através do trabalho de grupo e do debate em fórum, que contribuíram para uma visão diferente e mais coerente sobre as interacções e relações interpessoais que acontecem quotidianamente em contexto educativo, bem como do modo de intervir sobre as mesmas, em particular quando são gerenciadoras de conflito.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s