Análise crítica dos documentos construídos na Unidade Curricular

 

O estudo das várias temáticas propostas na unidade curricular ao longo do semestre permitiu a construção de documentos muito interessantes no âmbito do estudo das relações interpessoais em contexto educativo.

Inicialmente, o estudo, a análise e a descrição de situações/atitudes de aceitação, reciprocidade, interdependência e rejeição que ocorrem em contexto escolar e educativo permitiu uma reflexão cuidada sobre as relações que são estabelecidas entre os vários intervenientes/elementos da comunidade educativa. A posterior partilha e o debate em fórum permitiu a troca de experiências e de opiniões, de modo construtivo, por forma a enriquecer os conhecimentos de cada um sobre a temática.

 A abordagem da temática da comunicação, extremamente relevante em todas as interacções e relações estabelecidas na escola, à luz das perspectivas do Interaccionismo Simbólico e da Escola de Palo Alto, foi estimulante e enriquecedor. Considero que foi deveras importante a identificação de princípios vinculados às duas correntes atrás mencionadas, com particular significado no âmbito das relações interpessoais em contexto educativo, por recurso a exemplos concretos. Mais uma vez a partilha e o debate em fórum foram facilitadores do debate e do enriquecimento pessoal e da turma.

 A temática da abordagem dialógica das interacções, com enfoque na dialéctica entre os agentes, as intencionalidades e os contextos e tendo por referência os contextos educativos, foi facilitador da reflexão individual, posteriormente partilhada com a turma através do fórum, com vista à discussão construtiva de ideias, opiniões e conceitos.

Por fim, a abordagem ao conflito, na perspectiva da intervenção adequada sobre o mesmo com vista à criação de um clima de convivência saudável na escola/no contexto educativo permitiu a elaboração de trabalhos de grupo muito interessantes e enriquecedores, que promoveram, mais uma vez, o debate, a partilha e a consequente aprendizagem individual e colectiva. Foram elaborados trabalhos muito congruentes sobre a temática do conflito e do bullying que, através da partilha no fórum, puderam ser analisados e trabalhados por todos, com vista à sua eventual melhoria. Considero que foram vividos momentos de significativo trabalho colaborativo e de equipa.

 O apoio e a colaboração da Professora foram fundamentais em todos os momentos, pois as orientações fornecidas permitiram a construção de produtos finais e de aprendizagens de grande qualidade.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s