Auto-avaliação do percurso de aprendizagem

No âmbito da Unidade Curricular de Relações Interpessoais – Agentes, Intencionalidades e Contextos Educativos, foram definidos objectivos a atingir pelos formandos, patentes e explicitados no contrato de aprendizagem, que penso ter conseguido atingir, dos quais destaco:

– a identificação dos agentes, das intencionalidades e as especificidades  contextuais das interacções em situações de educação e formação;

– a análise das relações interpessoais tendo por base as perspectivas sistémica e dialógica, que se estabelecem em contexto educativo;

– o conhecimento das situações conflituais que ocorrem em contexto educativo, particularmente do bullying e das intervenções que se podem efectivar para o trabalhar e combater;

– o conhecimento das formas de intervenção em contexto escolar, com vista à criação de um clima de convivência saudável.

Foi possível conhecer teorias acerca dos modelos de relações interpessoais, propor planos de intervenção em contexto escolar com o objectivo de melhorar as relações e interacções estabelecidas entre os diferentes elementos que o integram (professores, alunos, pessoal nãoi docentem…) e, ainda, caracterizar diferentes tipos de conflito e identificação estratégias de intervenção adequadas à realidade escolar/educativa.

Foi-me pessoalmente gratificante a abordagem às temáticas da intervenção no conflito, com destaque para as tutorias e papel do professor tutor, da mediação de pares e do bullying, por serem áreas de trabalho que considero deverem ser prioritárias ao nível interventivo, para ser possível levar todos ao sucesso, escolar e profissional. Apenas num clima de trabalho e convivência saudável é possível ensinar, educar e aprender.

This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s